MUTIRÃO DO DESEJO
- Lucas Weglinski
- 5 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
Diante da tragédia que nos levou Zé Celso, Fernando Meirelles entrou em contato com Adhemar Oliveira para uma ação urgente para celebrar Zé Celso colocando em cartaz o filme ainda inédito “Máquina do Desejo” de Joaquim Castro e Lucas Weglinski nesta quinta feira, 13 de Julho, às 21hs em todas as salas do Arteplex Augusta, com entrada gratuita. Será um Rito ao Zé!
A distribuidora Descoloniza, que se planejava para outubro, topou junto com os diretores, esse ato no calor da urgência do fogo criador que sempre caracterizou Zé. Sem qualquer edital ou patrocínio vão estrear no choque dos acontecimentos, liberando o filme que narra na própria língua do Oficina as mais de seis décadas de trabalho contínuo que transbordou o palco e penetrou na história do Brasil. Um mergulho nas entranhas criadoras da indomável companhia que faz da liberdade de criação uma conquista irreversível.
O filme teve uma carreira vitoriosa entre festivais nacionais e internacionais, juntando 12 Prêmios entre eles Menção Honrosa e Prêmio EDT 2021 de Melhor Edição de Longa no 26o É Tudo Verdade, Prêmio de Público de Melhor Longa no 29o Festival Mix Brasil, Prêmio Memória do País nos 25 Anos do Brazilian Film Festival (NY, L.A. e Miami), Prêmio de Mejor Documental no FICCSUR (Chile), Menção Especial pela Excelência em todos quesitos premiados no 7o Arquivo em Cartaz, Prêmio Contribuição Artística no 28o Festival de Cinema de Vitória, Prêmio Especial do Juri no 12o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, além de ter sido Finalista no Prêmio ABC 2021 de Melhor Edição de Longa Documentário e ter sido o filme de abertura do 8º QUEER PORTO (Portugal, Novembro 2022) e ter tido Sessões Especiais seguidas de debate com os diretores na Harvard University com professores e alunos sobre o filme.
Kommentare